sábado, 26 de maio de 2012



Último dia do II Fórum da Mulher do Jequitinhonha               
                                                                        
Por Thacyane Nascimento

            O último dia do fórum da mulher iniciou-se com uma palestra sobre comunidades tradicionais, identidade e diversidade, ministrada pelo antropólogo Aderval Costa Filho (professor do departamento de sociologia e antropologia da UFMG). Em seguida, Sanete Esteves de Souza (secretária nacional dos quilombolas) deu um depoimento sobre a experiência em sua comunidade e exibiu  um pequeno vídeo, retratando a luta e as conquistas alcançadas pelas mulheres no meio econômico, social e político. A manhã foi cheia de apresentações, poesias, debates, propostas, compartilhamento de experiências  e muita descontração, característica marcante do evento.
                Após o almoço continuaram as apresentações sobre  boas práticas de organização de mulheres, com vários depoimentos de lideranças , como, a Terezinha da Silva, representando o grupo Cantinho da saúde, a Laurení, representante do GRUFEMI, a Maria Rosa da EMATER, entre outras que falaram de suas lutas e conquistas alcançadas com esforço e persistência, dentro de suas associações. A programação seguiu com o lanche e logo após o encaminhamento final do II Fórum da mulher do Jequitinhonha, com informações para a criação de Conselhos da Mulher nos municípios do Vale do Jequitinhonha, sob  coordenação de Marlise Matos (professora do Departamento de Ciência e Política da UFMG).
                 O encerramento oficial das atividades  foi feito por Maria Alice Braga e Maria das Dores Pimentel (Marizinha), e mais uma vez todos os participantes caíram na dança com o grupo de batuque do GRUFEMi,  que finalizou com chave de ouro mais uma edição do Fórum da mulher do Jequitinhonha.

quinta-feira, 24 de maio de 2012



 1º Dia do II Fórum da Mulher do Jequitinhonha
                                                             Por Thaciane Soares

Teve início hoje o II Fórum da Mulher do Jequitinhonha, realizado em Itaobim no clube AABB. O Fórum teve participação de quase duzentas mulheres de várias cidades, entre elas representantes de ONGs, instituições governamentais, líderes de grupos de cultura popular e batuque. Houve no encontro muita cantoria, diversão e debates sobre assuntos importantes para as mulheres, como participação política e igualdade racial.
A conferência de abertura foi feita por Maria do Carmo Ferreira da Silva, coordenadora do Fórum Intergovernamental de Igualdade racial e Assessora para assuntos federativos da SEPPIR, que tratou de assuntos como as políticas públicas para as mulheres realizadas pelo governo federal. Após o almoço a professora do departamento de Ciência Política da UFMG, Marlise Matos, fez uma palestra voltada para a participação política da mulher, controle social, democracia e ainda sobre a criação de conselhos municipais de direitos da mulher. Este foi um momento de debates e apresentação de propostas pelos grupos e movimentos representados no evento.


No encerramento da programação do dia, foram lançados a Carta e o Álbum da Mulher do Jequitinhonha, terminando com a apresentação do grupo de cultura popular Batuque do Grupo Feminino Itaobiense - GRUFEMI.